jul-2018
Inverno: 10 Erros para evitar no jardim
Ahhh o inverno: estação de ficar em casa, curtindo um delicioso café, com bolo de fubá quentinho, ao pé do fogão à lenha. Tomar aquele solzinho esticado numa espreguiçadeira no gramado. Apesar de que a natureza parece estacionar um pouco, no inverno acontece muita coisa. Muitas plantas tiram a estação para descansar de um longo período vegetativo. Outras, aproveitam a oportunidade para jogar fora todas as folhas velhas, e deixar o sol bater no caule, como uma verdadeira faxina. Algumas plantas estão tramando uma explosão de flores para a primavera.
Sim! Muitas plantas dependem da estimulação do frio do inverno para formar lindos botões de flores. Um exemplo clássico são as tulipas. Sem um congelamento e descongelamento gradual, as flores simplesmente não se formam dentro dos bulbos e o que temos é apenas muita folhagem. Por isso é tão difícil cultivá-las no Brasil.
Mas o que não devemos fazer no inverno? Pode parecer estranho, mas há erros muito comuns cometidos por jardineiros mais ou menos experientes. Tenha em mente que no inverno está frio, o número de horas de luz é menor e a umidade demora a se dissipar. Então pega lá um caderno e um caneta e anota aí o que for relevante para você:
1. Aplicar excesso de fertilizantes
No inverno as plantas crescem mais devagar e muitas até entram em dormência. Assim, muito do fertilizante que é aplicado, acaba não sendo aproveitado pelas plantas, podendo até contaminar o lençol freático. Reduza a fertilização pela metade ou menos. Assim você economiza o dinheiro e cuida da natureza. Aproveite a ocasião para fazer uma boa calagem do solo.
2. Negligenciar os passarinhos
Eles alegraram seu jardim durante a primavera e o verão. Você colocou alimentadores e bebedouros para atraí-los. Agora é o momento em que eles mais precisam. Se você alimenta as bichinhos durante outras épocas é importante alimentá-los agora, quando a oferta natural de alimentos é menor. Forneça também ninhos e casinhas quentinhos para que eles possam nidificar e se proteger do frio.
3. Regar em demasia
No frio, a necessidade hídrica das plantas é reduzida, por diminuir seu metabolismo e a evapotranspiração. Além disso, em muitos locais, há muitas e volumosas chuvas, que drenam com dificuldade, criando verdadeiras várzeas no jardim. Evite manter o solo encharcado, que favorece o apodrecimento das raízes. Ajuste as regas aos períodos secos e sem excessos.
4. Não planejar a primavera
Aproveite que há menos tarefas lá fora e vá para a prancheta, planejar tudo que há para se fazer, comprar e desfrutar quando chegar a primavera. Um “planejador” ou planner é uma ferramenta maravilhosa para se ter neste momento. Planeje a remodelagem dos canteiros, a aquisição de sementes e mudas e o cronograma de plantios e fertilizações para ter tudo sobre controle.
5. Demorar demais para plantar
Muitas plantas florescem lindas no inverno, entre perenes e anuais. Mas esta não é a melhor época para plantá-las. Plante as espécies anuais no outono, enquanto ainda há calor para que desenvolvam raízes e folhagem fortes, capazes de resistir às geadas e ventos. A mesma regra vale para arbustos e árvores, mesmo que sejam de clima temperado.
6. Plantar aS variedades erradas
É tão bom saber que há hortaliças que podem ser plantadas o ano topo. Mas tenha em mente que há variedades apropriadas para o verão, enquanto outras são boas para o inverno. E isso faz toda diferença no sucesso da sua horta. Cuide principalmente com alface, repolho, couve-flor, cenoura, etc.
7. Deixar de aplicar cobertura morta
Canteiros de diversos tipos, desde herbáceas, como arbustos e árvores. Até mesmo canteiros que vão receber plantios apenas na primavera. Todos eles se beneficiam com uma boa cobertura morta. A cobertura mantém a umidade, o calor, evita o ressecamento, reestrutura e fertiliza o solo suavemente, além de reduzir o aparecimento de ervas daninhas.
8. Cobrir o gramado com terra
Esse erro é bem comum. Muitos jardineiros profissionais cometem e recomendam essa ação. A terra é pesada e só vai sufocar, prejudicar a drenagem e enlamear o seu gramado. O correto é fazer uma mistura de areia com um composto vegetal bem fino. De forma a se criar um leve colchão sobre o gramado, que o proteja do frio e estimule o enraizamento, sem cobri-lo.
9. Aplicar herbicidas
Muitos herbicidas somente tem ação a temperaturas acima de 10°C e dependem de uma intensa atividade metabólica das plantas para funcionarem. Assim, aplicar herbicidas no frio, acaba se tornando um desperdício de tempo e dinheiro.
10. Não destruir as plantas da horta
Isso mesmo, você não leu errado. Depois das colheitas, devemos destruir os restos culturais, para evitar manter pragas e doenças vivas e protegidas até a próxima estação de plantio. Junte tudo e coloque na pilha de compostagem.
Fonte: Jardineiro.net
E aí, bem legais as dicas né?
deixe seu comentário
Excelente artigo!
Adorei, vou recomendá-lo aos meus clientes!