A Copa do Mundo de Futebol, acontecendo na Rússia,  empolgando a torcida brasileira…nosso país classificado para as quartas de final, e com toda essa emoção…uma dúvida! Aquele gramado verdinho, com listras em tons diferentes de verde…é gramado natural ou é sintético? 

Qual gramado é melhor para os nossos jogadores demonstrarem suas habilidades e ao mesmo tempo preservar o corpo físico? Qual tipo de gramado a Rússia vem utilizando nesses campos onde acontecem os jogos? Vem com a gente, e vamos descobrir!

Gramado sintético ou gramado natural: o que é melhor? Qual granado está sendo usado na copa do mundo? Gideão Paisagismo e jardinagem no Rio de janeiro - qualidade, criatividade e bons serviços na cidade do Rio de Janeiro - Madureira

Clima Russo e a Grama Sintética

A verdade é que em certas regiões da Rússia o frio pode atingir temperaturas inimagináveis para quem vive no Brasil. E tamanho frio prejudica o crescimento e a manutenção dos fios de grama natural.

Por isso, após reformas que ampliaram a sua capacidade nas últimas décadas, o Luzhniki foi o primeiro estádio a ter autorização para a instalação da grama sintética para futebol.

O estádio recebeu novos reparos para ser a sede de Moscou na Copa 2018. Será a primeira vez na história que partidas do Mundial masculino serão disputadas em gramado artificial. Você sabia dessa informação? Interessante né?

 

Polêmicas da Grama Sintética no Futebol

Mesmo superado o episódio envolvendo a final de Chelsea x Manchester em 2008, algumas polêmicas insistem em aparecer quando o assunto é grama sintética para futebol. Em 2015 foi a vez do Canadá e do Mundial feminino.

Algumas jogadoras reclamaram e ameaçaram processar a FIFA por autorizar jogos da Copa em gramado artificial — tendo como argumento o fato de isso nunca ter acontecido no torneio masculino. Dirigentes da FIFA tiveram de se pronunciar a favor do tipo de grama.

No começo de 2017, muitos clubes brasileiros também pediram a troca do piso da Arena da Baixada. O campo do Atlético Paranaense é o único brasileiro a possuir grama sintética.

GRAMADO SINTÉTICO NA COPA DO MUNDO: SAIBA SUA IMPORTÂNCIA

A Copa do Mundo da Rússia começou! Para os amantes de futebol esse período é um dos momentos mais felizes do ano. É o momento de acompanhar nossos ídolos de diversas nacionalidades e, principalmente, torcer pelo Brasil!

Você sabia que a Rússia foi pioneira em adotar os Gramados Sintéticos nos estádios de futebol? Vários dos seus campos contam com a tecnologia que a Grama Sintética oferece e 6 deles estão sendo usados nos jogos da Copa!

O Estádio de Luzhniki, por exemplo, foi o primeiro estádio a receber uma final da Liga dos Campeões da UEFA utilizando Grama Sintética. Agora, o estádio de futebol localizado em Moscou, receberá um gramado reforçado, com 95% de grama natural misturada com 5% de Grama Sintética. Foi nele que o Brasil jogou o primeiro jogo contra a Suíça e é nele que será disputada a final da Copa do Mundo! Uhuuuu…Vamos lá Brasil, rumo ao hexa!

Estudos técnicos realizados por instituições e universidades contratadas por entidades que controlam o esporte, como FIFA e UEFA, por exemplo, mostram que as características técnicas e táticas de uma partida de futebol disputada em um campo de gramado natural de boa qualidade não sofrem variações significativas quando realizada em um campo de grama artificial recomendado pela FIFA . O mesmo se observa em relação à probabilidade de lesões.

Gramado sintético ou gramado natural: o que é melhor? Qual granado está sendo usado na copa do mundo? Gideão Paisagismo e jardinagem no Rio de janeiro - qualidade, criatividade e bons serviços na cidade do Rio de Janeiro - Madureira

O que é um Gramado Híbrido?

Pela primeira vez na história das Copas do Mundo, uma final será disputada em um campo com Gramado Híbrido. Esse nome é dado para a mistura do gramado natural com a Grama Sintética, deixando o campo mais reforçado e capaz de aguentar o clima rigoroso da Rússia. Ele também oferece maior resistência, estabilidade e segurança para os jogadores.

Além de Luzhniki, outros estádios também contarão com a tecnologia dos Gramados Híbridos, eles são: Kaliningrado, Saransk, Rostov e Samara.

Uma máquina especial costura os fios sintéticos na grama natural, além disso, uma estrutura de canos é colocada sob a grama, facilitando o processo de drenagem e regulando a quantidade de água que vai ao solo.

Conheça algumas das características do Gramado Sintético!

Resistência do Gramado Sintético

Os campos de futebol que são usados para campeonatos precisam ser extremamente resistentes. Os Gramados Sintéticos suportam jogadas intensas e partidas seguidas, não precisando de manutenção entre uma partida e outra. Sua aderência às chuteiras também é um ponto positivo para os jogos. Estamos acostumados a ver jogadores arrancarem pedaços do campo natural com seus chutes. Com a Grama Sintética isso não acontece.

E agora? Agora vamos torcer pelo Brasiiiiiillll !!!! Rumo ao hexa!

Fonte: Sportlink

Gideão Paisagismo e Jardinagem - Soluções de Paisagismo e Jardinagem para sua empresa e condomínio

0

 curtições / 0 Comentários
Compartilhar esta postagem:

deixe seu comentário


Clique no formulário para escrever

Arquivos

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec