set-2018
Parque de Madureira – Paisagismo e Diversão
Reduto de lazer da Zona Norte, o Parque de Madureira ganhou no início do ano uma turbinada. Com ampliação de 37,5 mil m², em Guadalupe, o espaço passa a oferecer escola de jardinagem, ambiente para slackline, além de contar com um lago, dois parques infantis, quadras de futebol e vôlei de areia. A extensão completa da área, até a Avenida Brasil, deve começar a sair do papel ainda neste ano, quando a Prefeitura do Rio pretende publicar a licitação.
O parque não é superlativo apenas em suas medidas, sendo o terceiro maior da cidade, mas também nos itens e opções de lazer que oferece aos moradores da Zona Norte carioca. Quadras de vôlei, basquete e futebol, além de um campo de grama sintética para partidas de futebol dividem o espaço com fontes, riachos, quiosques, pista de skate, pomar e brinquedos.
Árvores nativas, palmeiras, além de flores e quilômetros de grama, tornando o espaço amplamente arborizado. Práticas sustentáveis, como o controle de resíduos sólidos, uso da água da chuva, captação e uso de energia solar e iluminação de baixo consumo fazem parte do dia a dia do parque. O parque, que acompanha a linha férrea que corta o bairro, conta ainda com dois espaços culturais: a Arena Carioca, que receberá apresentações culturais, e a Praça do Samba, espaço dedicado ao gênero musical tão influente no bairro que conta com suas das mais antigas agremiações cariocas – Portela e Império Serrano.
Com o aumento do espaço, o complexo de lazer passa a ter 165 mil m², superando, por exemplo, a extensão do Aterro do Flamengo, Quinta da Boa Vista e Jardim Botânico. As obras dessa última etapa duraram seis meses, com custo de R$ 43,5 milhões. Foram mais de mil empregos gerados, de acordo com o município.
Vamos ver o que tem de muito legal, para tornar um passeio de final de semana super legal com a família, lá no Parque de madureira?
Jardim Botânico. Com espécies nativas e exóticas, foi feito especialmente para os deficientes visuais. Eles podem tocar e identificar cada planta pela textura e o cheiro das folhas.
Fontes. Caminhando pela área das fontes, é possível esquecer o burburinho do entorno enquanto houve-se apenas o barulho das águas. No total, são cinco jatos d’água e lagos que ocupam 1600 metros quadrados, ajudando a reduzir a temperatura.
Pista de skate. Pode-se dizer que é uma das atrações mais aguardadas. Em fase final de acabamento, terá espaço para modalidades street, longboard e vertical. O maior vão possui 3,5 metros de profundidade e, somando-se todo o espaço, são 3.850 metros quadrados reservados aos skatistas.
Praça do Samba. Próximo à quadra da Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba cariocas, o parque também ganhou uma área dedicada ao ritmo. Lá, bambas da região vão tocar numa praça com capacidade para 360 pessoas sentadas ou 3.000 em pé.
Pedalando é mais rápido. Caso não queira caminhar por mais de um quilômetro para conhecer toda a extensão. é possível alugar uma bicicleta no sitema Bike Rio (confira aqui o site do programa). Outra opção são as bicicletas com dois e três lugares, que custam R$ 10,00 o período de 30 minutos.
Que tal uma partida de dama? No trecho mais agradável, logo à frente das fontes d’água, há nove mesas de jogos para partidas de damas e xadrez.
Quadras esportivas. Já estão disponíveis a quadra de volêi de praia e futebol society e, em fase final de acabamento, duas poliesportivas.
Centro de educação ambiental. É a sede administrativa e tem como destaque uma belíssima parede verde, recoberta por frondosas bromélias. Lá, o visitante pode se inscrever para aulas de tênis de mesa, basquete, caminhada orientada e musculação. Ainda aguarda, no entanto, o início de atividades educativas sobre o meio ambiente.
Academia para a terceira idade. Bastante concorrida, é um dos trechos mais procurados. Lá, idosos fazem exercícios leves ao longo de todo o dia. Mas, atenção: evite os horários de sol forte, já que não há áreas sombreadas.
Praças de alimentação. São três, distribuídas ao longo do parque. É possível escolher entre sanduíches do Bob’s, e cachorros-quente da rede Dog’s, entre outras opções. Fazem falta, no entanto, opções mais saudáveis que incluam frutas e refeições leves.
A nova área do Parque conta com sistema de iluminação em LED, mecanismo de irrigação automatizada e uma rede de água, esgoto e drenagem. Além disso o mobiliário urbano do local tem bancos e mesas pérgolas, totens informativos e painéis para geração de energia solar.
Além disso, o Parque de Madureira tem muito em comum com a Gideão Paisagismo! Bem, além é claro, de combinar, num espaço tão legal, Paisagismo e Jardinagem, está localizado no Bairro onde também se situa a sede da Gideão Paisagismo, Madureira, na Zona norte do Rio de janeiro!
deixe seu comentário