01
ago-2014

Proteja o Meio Ambiente em seu dia-a-dia Programa Despoluir

Podemos pensar que os recursos naturais estarão, eternamente, a nossa disposição, satisfazendo nossas necessidades diárias. Mas, infelizmente, isso não é verdade.

Vivemos um momento bastante delicado em relação a questões ambientais: contaminação da água, do ar e do solo, aumento da temperatura do planeta, alterações do clima. Cedo ou tarde esses problemas ocasionarão sérios desequilíbrios como a redução da biodiversidade, a extinção de espécies animais e vegetais, a eliminação de florestas e muitos outros.

O equilíbrio entre ser humano e natureza depende de todos, inclusive de você. Por isso, comece a perceber as oportunidades diárias que lhe são oferecidas para agir como amigo do meio ambiente e faça a sua parte.

LAVAGEM DE VEÍCULOS

É muito bom trabalhar em um ambiente limpo e agradável. Portanto cuide do seu veículo, lavando-o periodicamente.

Ser responsável com o meio ambiente requer o consumo consciente dos recursos naturais. Assim, ao lavar seu veiculo evite desperdiçar água. Se ele for pequeno, use um balde. Se for de grande, utilize técnicas adequadas para uma lavagem ambientalmente eficaz. Você pode reutilizar agua residuais, ou , seja, da maquina de lavar roupas para lavar o seu veículo.

Divulgue também nas empresas que , na lavagem de veículos, é imprescindível tomar cuidados necessários, como por exemplo, construir valas ou canaletas em torno do local da lavagem, a fim de evitar a contaminação do solo por resíduos químicos que caem da caçamba, do motor ou do baú do veículo. As empresas de transporte podem reutilizar a agua do processo de lavagem de ônibus e caminhões, realizando a captação e o tratamento da agua em uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

USO RACIONAL DA ÁGUA E CONVERSAÇÃO DOS RIOS

Para combater o descarte de poluentes nos rios e mares, é preciso adotar medidas que impeçam os vazamentos de produtos químicos e derivados do petróleo, como também reservar locais apropriados para o deposito de lixo urbano. Essas medidas fazem a diferença para manter a vida aquática e para reduzir a poluição das águas.

RESÍDUOS SÓLIDOS E COLETA SELETIVA

Você faz ideia de quanto tempo um chiclete mascado leva para “sumir” da natureza? Cinco anos. E um saco plástico? De 30 a 40 anos. é tempo demais para convivermos com tanto lixo. Se você for escrever uma lista de tudo o que joga no lixo durante uma semana em sua casa, com certeza vai se surpreender com a grande quantidade gerada.

Por dia, no mundo, são despejadas milhões de toneladas de lixo de todas as espécies. Daí a importância da coleta seletiva. A ideia é: cada lixo em seu lugar.

O reaproveitamento, a reciclagem e o tratamento do lixo evitam a poluição do meio ambiente e são uma excelente oportunidade econômica e social, gerando trabalho e renda para muitas pessoas.

Você pode (e deve!) incentivar sua empresa para fazer a coleta seletiva do lixo. No entanto, seu trabalho deve começar em casa.

DESCARTE DE PNEUS, BATERIAS E ÓLEOS LUBRIFICANTES

Pneus, baterias e óleos lubrificantes são essenciais para o funcionamento do veiculo, E, a cada dia, maiores são os avanços tecnológicos utilizados para sua produção.

Para você ter uma ideia, segundo organismos internacionais, são produzidos 2 milhões de pneus novos por dia no mundo. Isso representa uma produção anual de, aproximadamente, 730 milhões de unidades. Toda essa quantidade de pneus, cedo ou tarde, ficará velha. E daí? O que fazer? Todos os dias toneladas de pneus inutilizados são acumulados em lixões, aterros sanitários ou em local improprio para descarte, representado um dos maiores problemas ambientais do mundo, pois são resíduos sólidos de difícil decomposição e com tempo indeterminado para serem absorvidos pelo meio ambiente.

O mesmo acontece com as baterias e os óleos lubrificantes. As baterias contêm chumbo, um metal que permanece na natureza por tempo indeterminado e que, sem destino adequado, contamina o solo, a água e ar, causando graves problemas à saúde e ao meio ambiente. O óleo lubrificante automotivo, por sua vez, é classificado como resíduos classe I, é perigoso por ser tóxico, não dissolver na água e não ser biodegradável. Apenas um litro de óleo lubrificante automotivo contamina um milhão de litros de água. Cinco litros de óleo despejados em um lago seriam suficientes para formar um película fina de 5.000 m2, causando danos irreversíveis à fauna e à flora.

Não podemos cruzar os braços diante destes problemas ambientais, pois as consequências são desastrosas para a natureza e o ser humano. Nesse caso, você também pode colaborar utilizando pneus, baterias e óleos lubrificantes de modo racional, para terem maior tempo de duração; e cooperando para o descarte correto desses resíduos.

0

 curtições / 0 Comentários
Compartilhar esta postagem:

deixe seu comentário


Clique no formulário para escrever

Arquivos

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec