04
out-2014

Meio Ambiente e sua importância para humanidade.

A crise ambiental global é, de fato a expressão de uma confusão social, devido a busca mesquinha de interesses egoístas que causam os problemas globais e que ameaçam a todos.
O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para sua sobrevivência e evolução.A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem clima ameno.E não há economia sem um ambiente estável.
A situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. A necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável no país exige a construção de alternativas de utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética da solidariedade.Deve-se também reconhecer que vivemos numa sociedade na qual é fundamental partir de uma boa formação e de um sólido conhecimento dos complexos problemas e potencialidades ambientais.Tem-se observado que a destruição da natureza, base da vida, através da contaminação e degradação dos ecossistemas crescem em um ritmo acelerado, motivo pelo qual torna-se necessário reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado a curto prazo para todo o planeta. Como instrumento para preservação ambiental, o ser humano tem as leis que regem a forma de agir com o meio ambiente. Embora muitas vezes estas leis sejam desobedecidas, temos que utilizar os meios existentes a fim de manter os recursos e ambientes naturais remanescentes. Nós seres humanos não somos donos da Terra, fazemos parte dela.Não temos que dominar a natureza, precisamos viver em harmonia com ela.Somos dependentes da Terra.
Muitas pessoas no entanto, ainda não compreendem isso.Ao desenvolver suas atividades econômicas, destroem de forma irracional as bases de sua própria sustentação.Não percebem que dependem de uma base ecológica para sua vida e de seus descendentes.Vivem como se fossem a última geração de Terra.Entretanto, apesar de inegáveis avanços, o meio ambiente ainda carece de muitos cuidados.
O nosso atual modelo de desenvolvimento produz exclusão social e miséria por um lado, e consumismo, opulência e desperdício por outro. O trabalho de concientização é de extrema importância, e se nossas crianças tiverem a oportunidade de ter uma outra relação com a natureza desde sempre, não se tornarão adultos tão negligentes como nós, e seus filhos nos olharão com curiosidade e se indagarão: “quem foram essas pessoas tão egocêntricas que não viam o mal que faziam a elas mesmas? Como destruíram a natureza que tudo nos dá?”Felizmente, nos demos conta a tempo, e felizmente existem pessoas que já vem exercendo este trabalho.E cabe a nós, novos integrantes desta luta, multiplicarmos o conhecimento para que um dia isto seja uma militância de todos, porque claramente já é pra todos, pois o grupo beneficiado com o sucesso desta luta é toda humanidade.E só assim poderemos desfrutar de consciência limpa toda nossa biodiversidade, e contemplar com prazer a nossa flora e fauna.

0

 curtições / 0 Comentários
Compartilhar esta postagem:

deixe seu comentário


Clique no formulário para escrever

Arquivos

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec