dez-2019
Folhagens: Coração-magoado ou Cóleus
Onde há um vasinho que seja de cóleus, não existe monotonia. Conhecida também como coração-magoado, essa espécie tem dezenas de variedades de padrões, formatos e cores, em combinações tão vibrantes quanto um carro alegórico completo desfilando em pleno Carnaval. Em alguns cultivares, as folhas completamente roxas, quase negras. Em outros, as brotações jovens ostentam um alegre tom verde limão, contrastando com a folhagem mais velha, verde musgo riscado de vermelho. Há variedades ainda mais elaboradas, bordadas nas margens, com delicadas nuances amarelas, com nervuras vermelhas, manchas rosadas no centro e o verso das folhas prateado, tudo culminando numa espiga floral pequenina, de quase imperceptíveis flores azuis. Com tanta cor numa única planta, nem é preciso imaginar o impacto que um maciço de cóleus é capaz de causar mesmo nos gramados mais entediantes.
Uma de suas características mais marcantes – depois da intensa coloração bordô, que atinge até mesmo os ramos – é a versatilidade. Ela pode ser cultivada em renques, maciços e até como bordadura, sempre criando um efeito muito agradável. Essas virtudes ficam ainda mais evidentes quando o coração-magoado é cultivado junto às espécies de folhagem prateada, com as quais cria um lindo contraste. Composições com folhagens verdes, como as das palmeiras, também são bem vindas, pois destacam o arbusto no paisagismo.
Essa folhagem não chega a um metro de altura e fica ainda mais bonita se mantida em solo fértil, sempre úmido, tomando sol o dia todinho (ou, no mínimo, por quatro horas). Por ser uma espécie tipicamente tropical, não tolera frio nem vento e queima na geada, mas vai bem mesmo nas cidades mais quentes do Norte e Nordeste brasileiros.
Como cuidar da cóleus ou coração-magoado
Depois de um ou dois anos, precisa de poda para renovação da folhagem, que fica rala e quebradiça sem adubação regular. Aproveite a ocasião para fazer mudinhas retirando as ponteiras e enraizando-as em substrato para mudas rico em composto orgânico ou húmus de minhoca — deixe em local menos ensolarado até que surjam as primeiras folhas novas. Em poucas semanas, você terá ainda mais cor para acrescentar ao jardim!
Fonte: MinhasPlantas.com.br
deixe seu comentário